FOTOJORNALISMO: ENTRE A HISTÓRIA, A ARTE E O DOCUMENTAL
VINICIUS GUEDES PEREIRA DE SOUZA
Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP), professor de jornalismo e de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
E-mail: vgpsouza@uol.com.br
MARIA EUGÊNIA SÁ MARTIN DA NATIVIDADE
Fotógrafa e documentarista na MediaQuatro (http://www.m ediaquatro.com). Pós-graduada em História da Arte pelaUniversidade Castelo Branco.
E-mail: mge_sa@yahoo.com
RESUMO: O objetivo deste trabalho é comparar obras clássicas da História da Arte a partir do Renascimento, com imagens do fotojornalismo que se destacaram nos últimos anos. A fotografia é filha direta da perspectiva renascentista. Como afirma Susan Sontag em Diante da dor dos outros (2008),“imagens evocam imagens”. Assim, muitas das imagens que o fotojornalista produz, especialmente em crises nacionais e internacionais, podem ser inspiradas ou derivadas de imagens que fazem parte do seu imaginário particular e, mais provavelmente, do imaginário coletivo, em questão as obras clássicas da pintura.
PALAVRAS-CHAVE: Fotojornalismo; Arte; Imaginário; História; Renascentismo.
Projeto História, São Paulo, v. 70, pp. 208-234, Jan.-Abr., 2021 Link de acesso
Comments